A Starbucks Coffee é uma cafeteria norte-americana fundada em 1971 em Seattle, Washington. O nome foi inspirado no personagem Starbuck do livro Moby Dick. Os professores Jerry Baldwin e Zev Siegel além do escritor Gordon Bowker foram os fundadores da primeira Starbucks. A primeira cidade a receber a cafeteria fora de Seattle foi em Vancouver (Canadá) e não demorou muito para se espalhar pelo mundo, como Tóquio, Reino Unido e Manhattan.
O logotipo da empresa é uma sereia com duas caudas, mas com o passar dos anos o logo foi simplificado. Na primeira versão, a sereia exibia os seios e suas caudas eram totalmente visíveis. Na segunda versão, seus seios foram cobertos com cabelo, enquanto seu umbigo ainda podia ser visto parte das caudas foi eliminada. Na versão atual, os seios e o umbigo não são visíveis e das caudas restam apenas a seção final. O logo original ainda pode ser visto na loja em Pike Place Market e nas embalagens do blend de aniversário.
A cafeteria criou um conceito de Terceiro Lugar. Acredita que, após a casa e o trabalho, o melhor lugar para estar é na Starbucks. Oferece, como disse anteriormente, lugares confortáveis para trabalhar (algumas Starbucks oferecem wi-fi), conversar e descansar. Em filiais maiores, existem alas reservadas para fumantes, afim de não misturar o aroma de café com tabaco.São muitas as bebidas que a Starbucks oferece, não somente o cafe propriamente dito. Você pode optar por chá, frapuccino, cappuccinos, além das comidas como bolos, tortas, pães recheados,...Ela chegou ao Brasil em outubro do ano passado (2006) no Shopping Morumbi. Em março desse ano (2007), o Pátio Higienópolis, em São Paulo também recebe a Starbucks. Recentemente o Shopping Eldorado também recebeu uma filial e em outubro desse ano mais duas lojas serã inauguradas: na Alameda Santos e outro no Center 3 na Paulista.
O "Terceiro Lugar" criou um método exclusivo para que o cliente peça sua bebida."O 'nome' de uma bebida começa com a opção de ser fria, se é descafeinada, o número de 'shots' de espresso (quando diferente da receita da bebida), o tamanho do copo, sabores adicionados, o tipo de leite (integral, desnatado e soja, além de outros dependendo da loja ou região), personalizações adicionais (sem espuma, extra-quente) e finalmente o nome da bebida.
Frio/Quente > Descafeinado > Shots > Tamanho > Sabores/xaropes > Leite > Personalização > Bebida"
(fonte: http://www.winkipedia.org/)
A Starbucks faz de tudo para que a pessoa sinta-se em casa. Tenta criar um clima de confiabilidade e intimidade mútua. Para isso, em todas sua lojas, existem mesas e cadeiras para que você possa desfrutar de um momento simples e eterno. Os baristas, como são chamados os funcionários da cafeteria, colocam seu nome no copo em que irá tomar o café para que assim possam estar mais perto do gosto do cliente, tudo num clima de simpatia que é inacreditável.
Todos os tipos de café servidos na Starbucks, oferecem um convite ao sabor magnifico e curioso na vida de qualquer ser humano.
Você pode viajar por um campo de degustação privilegiado e de muito prazer. A sensação é única: o gosto do café na boca é o paraíso e para chegar ao estado de nirvana é só engolir e deixar que o líquido precioso desça pela sua faringe para que assim faça a alegria do estômago e sistema digestivo. Não é exagero algum.
Descrevo a Starbucks como descreveria um velho amigo de infância que ainda tenho contato. O clima é inacreditavelmente nostáugico.
Com certeza, se Buda ainda estivesse vivo, nomearia a Starbucks como retiro para meditação.
Para saber mais sobre a Starbucks ou saber como ela dominou e revolucionou o mercado de cafeterias, leia "Dedique-se de coração: Como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara" de Howard Schultz. Este livro é uma conceituada referência em administração de empresas alimentícias.
Vale a pena visitar uma Starbucks.
Retomo os lugares:
Shopping Morumbi: Av. Roque Petroni Jr, 1089 - Santo Amaro
Pátio Higienópolis
Shopping Eldorado: Av. Rebolças, 3970 - Pinheiros
Crédito de Imagens: www.starbucks.com
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