sábado, 1 de setembro de 2007

"Os Sertões"

Aproveitando a aula interessantíssima de Sociologia e Antropologia – logo na 2ª feira pela manhã – que está tratando o livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, resolvi postar a respeito, já que...

... A partir deste mês de setembro a Companhia de Teatro Oficina Uzyna Uzona sai em turnê pelo Brasil para mostrar aos espectadores a realidade deste magnífico livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.

O espetáculo promete trazer muitas risadas e cantarias ao público. E pela primeira vez, completíssimo! São cinco os episódios, que têm em torno de 26 horas de duração: “A Terra”, “O Homem 1”, “O Homem 2”, “A Luta 1” e “A Luta 2”.

Uma pena é que o grupo do diretor e ator José Celso Martinez Corrêa não passará por aqui, em São Paulo. Iniciará em Salvador, bem próximo do local onde se deu a Guerra dos Canudos, isso entre 05 e 09 de setembro. Depois passará por Recife, no Cais do Porto, durante os dias 19 e 23 deste mesmo mês. E por último, as apresentações param no Festival de Teatro Rio Cena Contemporânea, Rio de Janeiro, no início de outubro.

A saga trata da história da Guerra dos Canudos, liderada por um dos mais importantes homens do Nordeste – senão o mais importante – Antônio Conselheiro. Euclides da Cunha acompanhou toda história como repórter do jornal O Estado de São Paulo e após, transcreveu a realidade para o livro.

E um detalhe importantíssimo – isso, segundo meus critérios – a Companhia de Teatro Oficina Uzyna Uzona comemorou este ano 50 anos de existência e de realizações premiadas no dia 16 de agosto, dia este em que eu também comemorei “alguns 18 anos de vida”, coincidência, não?

Fica agora o toque: quem tiver oportunidade de assistir ao espetáculo, não dá pra pensar duas vezes, já que a apresentação completa é inédita! Pra quem não pode ir, fica somente um ombro amigo para se consolar, porque, com toda certeza VAI PERDER!

Créditos da foto: www2.petrobras.com.br

Nenhum comentário: