sábado, 8 de setembro de 2007

Seus problemas acabaram

Feriado prolongado... Sem dinheiro pra viajar... Morrendo de vontade de sair... Acho que posso te dar – não uma solução, mas – uma dica para aliviar a situação, pelo menos no domingo. Aqui, pertinho da minha casa (onde tem que tomar ‘trocentos’ ônibus para se chegar), tem um lugar chamado Embu das Artes, cidade pequena no tamanho – aproximadamente 250 mil habitantes –, mas grande no conteúdo artístico.

Será que alguém já ouviu falar? Certamente... Mas nem imagina onde é que fica a bendita cidade! Estou assustando? Calma, nem é tão difícil assim! No site da cidade há uma breve explicação de como chegar lá.

Mas afinal... O que tem de tão atraente neste lugar? Pelo nome, já deve dar pra imaginar. O local é lotado aos fins de semana, muita gente vai pra conhecer a famosa feirinha de artes, e encontra todo tipo de artesanato. A cada ida, podemos descobrir novas exposições, artistas, apresentações, pessoas... Coisas interessantes não faltam no Embu.

A partir de 31 de janeiro de 1969, a primeira feira de artes aconteceu em frente à Igreja Matriz – hoje Museu de Arte Sacra dos Jesuítas – na cidade de Embu, que com o tempo ficou mais conhecido como Embu “das Artes”. A feira abrange atrações turísticas, antiquários, artesanato, plantas ornamentais, móveis rústicos, roupas no estilo indiano e uma grande produção artística, além de bons restaurantes. Não posso deixar de citar o espírito da feira: alegria, humildade e criatividade no olhar dos, já senhores, músicos que tocam à espera de alguma recompensa depositada no chapéu ao lado.

Essa produção se concentra aos domingos e feriados, mas durante toda a semana há exposições e uma programação de eventos para o mais variado público. Segundo cálculos da Secretaria Municipal de Turismo, passam pela cidade entre dez e vinte mil pessoas semanalmente.

No centro, as ruas ocupadas pela feirinha são: Largo 21 de Abril, Rua Marechal Isidoro Lopes, Rua Domingos Paschoal, Rua da Matriz, Travessa Tibiriçá, Rua Joaquim Santana, Rua Nossa Senhora do Rosário, Largo dos Jesuítas, Rua Boa Vista, Rua Siqueira Campos, Rua Padre Belchior Pontes. A movimentação começa a partir das 8 horas e termina por volta das 17 horas.

Com trinta e oito anos de experiência na feira de artes, a cidade de Embu tem muito a oferecer aos seus visitantes. E pra quem perdeu o feriado assistindo à sessão da tarde... Ainda há uma chance de recuperar esse tempo perdido! Para mais informações, basta dar um clique em http://www.embu.sp.gov.br (fonte oficial).
Créditos de todas as fotos: www.lugaresdomundo.com

Nenhum comentário: